2013 no ouvido

Pode-se dizer que em 2013 eu fui bastante relaxado, não procurei nada muito novo. Ouvi muita velharia, muita coisa que só se pode ouvir sozinho, em headphones. Incluindo aí trilha sonora da novela Tieta, músicas de Madonna e Laura Pausini e o artista sensacional que faz covers de trilha de videogame ACAPELLA, Smooth McGroove, que eu ouvi muito no meu iPod Shuffle, nos primeiros meses na Austrália, enquanto corria e suava para tentar perder os quilos que ganhei durante os cinco meses de férias no Brasil.

Ele e mais outros três foram artistas que escutei em 2013 que eu não vinha escutando antes: The Radio Dept, Rodriguez, Frank Ocean e Volcano Choir.

The Radio Dept eu só tinha ouvido na trilha sonora de Marie Antoinette, mas nunca tinha prestado atenção. Foi um dos casos em que explorar a biblioteca de outras pessoas no Last.fm vale a pena. Quando eu vejo uma banda sendo a mais escutada por uma pessoa, algo de bom ela tem que ter. Foi assim que descobri Of Montreal.

Rodriguez foi, obviamente, por causa do documentário. Frank Ocean é muito bom. E Volcano Choir, o disco antigo deles eu não tinha curtido, mas o novo é como se fosse um Bon Iver inédito. bom demais, com certeza o disco novo que mais ouvi este ano.

Os discos novos que mais escutei:

algums2013

Volcano Choir – Repave
Vampire Weekend – Modern Vampires of The City
Daft Punk – Random Access Memories
Cass McCombs – Big Wheel and Others
Arcade Fire – Reflektor
Rodrigo Amarante – Cavalo
The National – Trouble Will Find Me

Esses são mais antigos, mas ficaram no topo da lista em 2013, muito rodados:
old2013
Frank Ocean – Channel: Orange
Radio Dept – Clinging to a Scheme
Deftones – Koi No Yokan
Father John Misty – Fear Fun
Sixto Rodriguez – Cold Fact

Aquela que recebe o troféu e música mais rodada de 2013: Smooth McGroove – Dire Docks Acapella

Seguida de perto por Laura Pausini – Destinazione Paradiso, vício meu, motivado pela minha vontade de aprender italiano.

A música de 2013 que eu mais escutei é na verdade um cover de um hit, The Stepkids – Get Lucky.

E a música SÉRIA de 2013 que eu mais escutei, vem apenas em décimo quarto na lista geral: Volcano Choir – Acetate. Muito boa, porém.

Aqui os resumos do Last.fm, para registro:

E, para fechar o ano, fiz um Mixcloud com algumas das músicas mais apresentáveis que eu escutei este ano.

Destaque para Jig-Saw Puzzle, dos Stones. Eu adoro Rolling Stones, gosto mais deles que de Beatles, mas nunca escutei toda discografia. Estou fazendo isso aos poucos. Então, todo ano, descubro uma música nova para mim. Essa maravilha é a do ano.

Como disse, tem muita coisa que escuto de maneira PRIVADA, em headphones. Os meus dois momentos de escutar música atualmente são bem definidos:

1.Em estúdio, com um monte de gente, trabalhando, com playlists pré-definidas ou feitas na hora. Como é muita coisa variada, como se fosse um rádio, essas músicas acabam não entrando nas estatísticas do Last.fm

2.Nos fones, enquanto ando de bicicleta. Nesse caso, limita um pouco ao que tenho no celular, que só tem 16GB de espaço. Não tenho mais levado meu iPod pra rua – na verdade tenho usado o coitado muito pouco, ele tá meio capenga (pausa sozinho se estou em movimento). Só uso quando escuto em casa, com ele paradinho, ligado às caixas de som.

Sobre shows, nada a declarar, tenho quase certeza de que não fui em nenhum em 2013, talvez pela primeira vez nos últimos 20 anos. Posso estar enganado.

Deixe uma resposta

