Pompeii

Quando uma professora, nos tempos do colégio, me descreveu Pompeia, falando sobre os corpos paralizados nas posições de morte, incluindo aí casais abraçados em suas camas, fiquei bastante impressionado. Mesmo assim, nunca imaginava poder ver de perto alguns desses corpos.

Quando despertamos em Agerola e olhamos pela janela (névoa e muita chuva), logo tivemos que abortar o plano de passar por Positano e Sorrento, dois dos lugares mais bem falados da Costa Amalfitana. Rumamos diretamente a Pompeii, nos arredores do Vesúvio e muito perto de Napoli, facilitando nossa viagem na manhã seguinte. Como estávamos por ali mesmo, resolvemos visitar o local das escavações de Pompeii. Por azar, a parte onde há mais corpos estava fechada por manutenção. Mas deu pra dar uma olhada em algumas das impressionantes “estátuas.

Vale ressaltar que o que se vê não são realmente os corpos das pessoas, mas, quando fizeram as escavações, encontraram buracos na larva dura, com ossos dentro. Estes buraco, encheram com gesso, e daí conseguiram recuperar o formato dos corpos. Em técnicas mais avançadas, utilizadas mais recentemente, se pode ver até roupas e expressões faciais. Ou ao menos isso foi o que eu entendi.

Bem interessante. Valeu a pena ter passado ali.

A galeria inteira, aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s