Pesquisa!

A questão é a seguinte:

Há quase dez anos mantenho esse blog de maneira bastante fiel, sempre colocando praticamente o máximo de fotos possível para vocês que curtem e gostam de acompanhar.

Quem acompanhava o blog antigo sabe que, nas épocas de Londres, eu escrevia bastante (até demais) sobre minha vida pessoal, sobre pessoas com quem eu convivia, etc. Aos poucos, quase por acidente, comecei a focar mais em fotografia e, hoje em dia, os posts sobre assuntos não fotográficos são bastante esporádicos, muito pontuais.

Em geral, coloco entre 10 e 30 fotos num post e escrevo um ou cinco paragrafos sobre elas ou sobre o lugar onde foram tiradas, destacando entre uma e cinco melhores fotos daquele post. Esse é um sistema que adotei ha’ mais de um ano e considero bacana, deixa o blog bonito.

Porem, tem uns contras. Uma viagem como essa última pro Chipre, que comecei a postar agora, acaba com quase 20 posts, o que leva um mês para desenvolver. Se por um lado é legal contar a história aos poucos, em capítulos, dá um trabalho do cão e eu não sei REALMENTE quem acompanha de foto ou quem só clica na foto onde aparece alguém de biquini. Por mais que eu mantenha esse blog mais para referência própria do que qualquer outra coisa, estou sempre buscando melhorar.

Pensei numa alternativa: como, depois de postar todas fotos sobre determinado evento em posts separados, eu as coloco em um álbum no Facebook (o que gera bastante acesso, comentários e “likes”, ao contrário do feedback relativamente pequeno aqui do blog – não que isso seja ruim, eu sei, vendo as estatísticas, que há no mínimo 100 acessos por dia por aqui), pensei em mudar a dinâmica disso aqui: coloco as fotos todas no Facebook de uma vez e aqui eu contaria, em um único post, um resumo geral das viagens, com um link direto (como esse) para o álbum do Facebook, que pode ser acessado por qualquer um, mesmo aqueles (poucos) que não têm Facebook. Eu ainda colocaria apenas as fotos que eu gosto mais como TEASER, no post e logo o GROSSO fica lá no FB.

Evitaria a redundância de ter todas fotos aqui e no Facebook e ao mesmo tempo tiraria proveito do álbum do Facebook ser bem mais rapido (e interativo) que as galerias do WordPress. Como vêem essa mudança?

E talvez eu comece a colocar no blog apenas umas fotos mais fotograficamente interessantes, deixando as fotos “de blog” la’ pro Facebook. Que tal?

Espero a participação de todos vocês que ficam sempre quietinhos SÓ ESPIANDO (Ref. BIAL, Pedro).

2 comentários sobre “Pesquisa!

Deixe um comentário

