Sexy swindler

No início do mês, aproveitando meus últimos dias de vagabundagem, andei assistindo freneticamente a um programa da BBC chamado The Real Hustle, recomendado pelo meu vizinho romeno. Ele me passou as três primeiras temporadas e uma especial, toda filmada em Las Vegas. O programa aplica os mais variados golpes nos desavisados, depois ressarcem os coitados com uma condição: autorizarem o uso das imagens no programa, para que outras pessoas não caiam no mesmo golpe.

Não é o melhor programa do mundo, mas é bem interessante e viciante, especialmente para deixar de fundo enquanto se cozinha, processa umas fotos ou algo assim (pra quem não tem televisão, como eu). Identifiquei ali alguns golpes que já vi na rua, tanto em Londres quanto em Barcelona (ou até no Brasil e na Austrália). O Cagado foi vítima da do laptop, a Bia caiu na do troco errado. Umas duas vezes em Londres fui abordado pelo MENDIGO ARRUMADO, que é um cara de terno que inventa que perdeu toda carteira e não tem como voltar pra cidade dele.

No fim, é uma espécie de Mr. M misturado com Pegadinhas do Faustão.

Agora comecei a assistir à quarta temporada e já começou a ficar repetitivo e apelativo demais, cheia de trocadalhos relacionados a golpes. Mas as três primeiras foram boas. No mínimo, tu vai aprender a ficar bem mais ligado em possíveis golpes e aprender uns truques legais para impressionar os amigos. Uma das partes mais úteis do programa é quando eles mostram alguns truques de bar, do tipo “Quer apostar uma cerveja que eu consigo fazer uma coisa que parece impossível?”

Clique aqui para o torrent da primeira temporada, que tem oito capítulos. Dá pra assistir num dia.

-=-=-

Nas ruas de Barcelona, já vi uns vários golpistas. Tem o das bonequinhas que dançam com o som, mas o que mais me fascina é uma versão do Monte, mas com três caixas de fósforo e uma bolinha. Parando pra assistir por apenas 5 minutos, tu já saca todo mundo que tá envolvido na gangue, é óbvio demais. Mesmo assim, com a safra nova de milhares de turistas que passam pela Rambla a cada dia, sempre tem alguém pra deixar 50 euros pros caras, se achando esperto demais.

Basicamente, tem uns três caras jogando, eles só ficam trocando dinheiro entre si, nunca alguém verdadeiramenet da platéia ganha. Eles ficam jogando até que um cara se acha esperto demais e diz “Mas é fácil, eu SEMPRE consigo ver onde tá a bolinha”. Aí ele é atraído pra roda e incentivado a jogar. Se ele tiver 50 euros na carteira, tá fudido. A partir do momento em que ele bota esses 50 euros na mão do safado das caixinhas, pode ter certeza de que já era. O cara começa a embaralhar as caixinhas, até que, no momento chave, ele “se distrai” e olha pro lado pra falar com alguém. Nisso um dos caras da sua gangue, fingindo ser platéia e cúmplice do apostador, levanta a caixinha que tem a bolinha embaixo, pro cara ter certeza de onde apostar e achar que sabe mais do que todo mundo. Ele aposta naquela caixinha, o cara levanta e a bolinha não tá mais ali. Embolsa o dinheiro e já era. Se ele ameaça reagir, protestar, os caras dispersam com a desculpa de que a polícia tá vindo. Nesse movimento, um cara passa o dinheiro pro outro, que passa pro outro que tá encostado num poste e já era. Nunca mais.

Outro dia fui tentar explicar o que tava acontecendo para um casal de italianos que viram sua nota de 50 euros ir embora num segundo e fui hostilizado demais pela gangue de golpistas. Uns diziam pra italiana “Não fala com ele, ele tá tentando te assaltar, olha ali”, outra dizia “Não pode andar com Bicing na Rambla”, enquanto o casal ouvia de um outro “É, vai embora se tu não sabe jogar”. E a polícia não tá nem aí, fica rondando mais não prende ninguém. Adoram brincar de polícia e ladrão aqui em Barcelona.

-=-=-

É por essas e outras que outro dia uma velha negou minha ajuda para carregar uma mala cheia na estação, subindo e descendo escadas diversas. Lamentável.

Anúncios

3 comentários sobre “Sexy swindler

    • esse não tem, mas tem muitos elementos que o cara usou ali que estão sempre presentes no programa: a pressão para fechar um negócio de oportunidade, o botar medo pro cara achar que se não pagar hoje, não vai mais poder, entre outras coisinhas. cara de pau daquele careca!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s